Newsletter, implemente estratégia no Marketing

Newsletter, implemente estratégia no Marketing

Um Newsletter é um boletim informativo que é enviado regularmente para contatos que concordaram em receber informações de uma determinada empresa ou lista de conteúdo. O objetivo da newsletter é construir relacionamentos com as bases de interesse, divulgar produtos, criar comerciais, notificar clientes e atuar como curador de informações e conteúdos. ..

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A newsletter é enviada por e-mail marketing e, se bem planejada, pode dar bons resultados para os fins determinados pela empresa ou organização. Neste conteúdo você encontrará alguns pontos importantes da newsletter e dicas para a correta implementação.

Características e modelos de newsletter? 

As newsletters podem dar bons resultados porque estabelecem um canal de comunicação com a fonte. De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, a newsletter foi considerada uma das estratégias mais importantes para o sucesso do marketing de conteúdo. Os canais de e-mail marketing foram citados como o principal, mas a entrega de conteúdo.

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Entre as principais características fundamentais dessa estratégia está a variedade de modelos que devem ser adaptados ao objetivo da newsletter.

  • Modelo de boletim informativo: informação, comércio, promoção, relacionamento.
  • As newsletters podem incluir diferentes tipos de informações no mesmo layout para organizar os tópicos.
  • Uma newsletter personalizada com identidade de marca e foco no seu público-alvo contribui para engajamento e resultados.

Passo a passo para a implementação

Para implementar uma newsletter na sua estratégia de marketing, você precisa definir a finalidade para a qual deseja implementar a newsletter. Você precisa começar com essa ação apenas porque seus concorrentes a fazem, ou porque dizem que é relevante, e adaptá-la da maneira mais adequada dentro de sua estratégia de marketing.

1 -O que comunicar e para quem

Por exemplo, se você tem uma lista de pessoas que demonstraram interesse nos produtos da sua empresa, vale a pena enviar uma newsletter promocional mostrando os últimos itens disponíveis na loja.

Se você tem uma base de clientes anteriores que eram muito ativos, mas não estão em contato com a marca, você pode enviar uma newsletter com cupons de desconto e uma mensagem especial mostrando o quanto a marca sente falta deles.

Outro cenário é enviar regularmente informações sobre tópicos relacionados à marca que não necessariamente falam sobre o negócio e fornecer aos leads informações que possam ser relevantes para eles para construir relacionamentos. Para explicar melhor, imagine uma loja de roupas que envia uma newsletter mensal e informa os destinatários sobre as novas tendências da moda para a temporada.

É importante organizar seu conteúdo de acordo com o propósito, como aumentar as vendas, atrair ex-clientes e gerar informações sobre o assunto que a empresa está trabalhando. Isso evita o envio de informações não interligadas ou sem sentido para o espectador.

2 – Ferramentas para criar e analisar uma newsletter 

Criar um boletim informativo com as ferramentas certas tornará seu trabalho mais eficiente e fácil. Ao fazer sua escolha, é importante que sua plataforma também inclua uma análise dos resultados utilizando métricas relevantes para melhorar sua estratégia, como taxa de abertura, cliques e ROI.

Além dos recursos citados acima, o envio de newsletters pode ser ainda mais inteligente usando uma plataforma que pode automatizar o envio por cenário.

Existem vários tipos de cenários de saída, que são cenários de boas-vindas, e boletins especiais estão disponíveis, especialmente para novos clientes. Atualmente, já existe uma plataforma que gera templates automaticamente.

Esse recurso de criação permite gerar automaticamente um modelo de newsletter usando o ID da sua marca. Em algumas plataformas, isso resulta da simples ação de inserir a URL do site na ferramenta.

3 – Envio da primeira campanha 

A primeira campanha é um ponto importante para a implementação de uma newsletter na sua estratégia de marketing. Ao fazer esse primeiro disparo, é importante fazer um teste para ver como a newsletter realmente chega na caixa de entrada do usuário, e então conseguir enviar o e-mail para toda a base. ..

Além da execução de testes, existem ferramentas que permitem análises preditivas para newsletters baseadas em inteligência artificial. Dessa forma, você identifica os fatores que mais chamam a atenção do destinatário e os que têm menos impacto no destinatário. Desta forma, o layout pode ser modificado e a transmissão realizada pode dar melhores resultados.

4 – Analisar resultados e aplicar aprendizados

Para estabelecer uma newsletter como estratégia de marketing, é importante mensurar os resultados e entender o que funciona ou não com cada transmissão.

Sejam bons ou ruins, os resultados sempre trazem lições aprendidas sobre como avançar em campanhas futuras ou o que não devem ser usados ​​posteriormente. É importante estar sempre atento a cada submissão, pois o público em geral pode mudar seu comportamento. Também é importante coordenar a comunicação para que a empresa e o público em geral estejam sempre em harmonia.

Boas práticas para newsletter

Agora que vimos um processo passo a passo para implementar o boletim informativo em nossa estratégia, é importante entender o que é essa forma de prática recomendada. Isso pode ser eficaz e trazer resultados para o seu negócio.

Vamos dar uma olhada em alguns bons exemplos de boletins informativos e práticas recomendadas.

Utilize um título criativo, que chame a atenção do destinatário

Comece pela sua caixa de entrada. É importante criar títulos criativos que falem diretamente com seu público. Aqui estão alguns “truques” que podem ajudar a criar títulos que chamem a atenção do destinatário e abram a newsletter:

-Use perguntas como perguntar a si mesmo e abrir um boletim informativo.

-Insira um texto divertido para deixar os destinatários felizes.

-Uso de emoji quando o negócio é mais “amigável” .

Use um layout com elementos visuais bem posicionados

O layout da newsletter é sempre responsivo, reflete a identidade da marca do anunciante e inclui logotipos e elementos bem posicionados que ajudam a chamar a atenção do destinatário com imagens de produtos cuidadosamente selecionadas.É importante criar uma comunicação harmoniosa.

É importante ressaltar que a criatividade também é importante neste momento. Por isso, utilizar GIFs, vídeos e outros recursos visuais permitidos no formato também é uma boa estratégia.

Realize testes A/B

Outra boa maneira é executar um teste A/B. Nesse caso, enviaremos uma newsletter muito parecida entre si, mas com algumas diferenças estratégicas. Dessa forma, é possível entender o que funciona melhor para o público em geral e produz melhores resultados.

Para esses testes, os contatos da mesma base são divididos em dois ou mais, e você pode mensurar quais envios são mais eficazes e te dão mais resultados. Cada tiro pode ser testado para uma variedade de fatores, incluindo:

  • Botões de CTA (convocação) de várias cores. Para ver qual dos dois produz mais cliques, o próximo envio usará o botão com os melhores resultados como padrão.
  • Teste imagens diferentes. Por exemplo, em uma loja de moda, você pode usar uma foto de uma modelo fantasiada e uma foto de uma modelo apenas com produtos para acionar um envio para ver qual das duas tem mais cliques.
  • Envie fotos com diferentes títulos e snippets (ou seja, o texto que acompanha o título em sua caixa de entrada) para ver qual tem a maior taxa de abertura.

E você já está usando a newsletter para se comunicar com os clientes da sua empresa?

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Junior redator do six marketing apaixonado por novas tecnologias de marketing digital